Como guardar os vinhos
Saiba mais
Este produto é destinado a adultos
Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.
Saiba mais
Se você tomar alguns poucos cuidados, é fácil assegurar que seus rótulos estejam na melhor forma quando forem servidos. Mas, afinal, como armazenar o vinho? Apesar de ser uma bebida frágil, podendo perder suas qualidades se não for guardado corretamente, é bem simples de guardar.
Manter o rótulo em perfeito estado não precisa ser um mistério. Com algumas dicas práticas, você pode preservar o sabor, o aroma e toda a experiência que a bebida proporciona. Vamos explorar juntos como armazenar vinho pode fazer toda a diferença e garantir que cada taça seja especial.
A maneira ideal de como armazenar vinho é colocá-lo em uma adega climatizada. A temperatura baixa e constante, o abrigo da luz e a umidade correta são importantes para mantê-lo em excelente estado por muitos anos, mas uma adega não é obrigatória para quem gosta de beber bons vinhos.
Se você gosta tanto de vinho e não resiste em abrir as garrafas que comprou, pode usar o valor de uma adega para comprar mais exemplares. Afinal, se você souber como armazenar vinho, até os mais delicados podem estar em perfeitas condições vários meses depois de comprados.
Os vinhos mais potentes e encorpados aguentam facilmente alguns anos. É claro que se você pretende guardá-los por longos anos, acompanhando a evolução de cada rótulo ao longo do tempo, uma adega é fundamental.
Os maiores inimigos em como armazenar vinho são: temperaturas altas, variação brusca de temperatura, luz, baixa umidade e trepidação. A parte central de uma casa é a que, geralmente, tem a temperatura mais amena. Um armário no corredor central é uma das melhores opções para guardar vinhos.
Um dos piores lugares é o que a maioria das pessoas escolhe para deixar suas garrafas de vinho: a cozinha. O cômodo da casa que geralmente é mais quente e com a maior variação de temperatura é a cozinha. É um lugar prático para ter os rótulos sempre à mão, mas não é o melhor para eles.
Você sabe por que as garrafas de vinho geralmente são escuras? Para proteger o vinho dos raios UV. A luz pode oxidar o vinho em poucos dias, mesmo que não estejam expostas ao calor. É por isso que as adegas com porta de vidro recebem um tratamento especial para bloquear a radiação solar.
Outro problema em como armazenar vinho é a baixa umidade. Com a baixa umidade a rolha resseca e pode perder sua capacidade de vedação. Essa é também a razão para guardar suas garrafas de vinho sempre deitadas.
Se o vinho ficar sempre em contato com a rolha, o líquido deixa a rolha sempre úmida, mantendo assim sua elasticidade. Obviamente, um ambiente com baixa umidade só é problemático para as rolhas dos vinhos após muitos meses.
Outro fator que merece atenção é a questão da trepidação. Se os vinhos estiverem próximos a alguma máquina ou motor que vibra, eles também vibraram e, a vibração acelera o processo de envelhecimento.
Com o clima quente do Brasil, principalmente nos dias de verão, pode parecer uma boa ideia deixar suas melhores garrafas na geladeira, mas esta é uma solução longe de ser ideal, pois a temperatura de uma geladeira, em geral, é inferior a 5ºC.
Se uma garrafa de vinho ficar por muito tempo em temperaturas muito frias, o vinho tende a ficar “fechado”, não mostrando todos seus aromas e sabores – mesmo quando ele é retirado da geladeira. É por isso que você deve devolver para a adega (ou para o lugar onde você guarda) os vinhos e espumantes que você colocou na geladeira para resfriar e não abriu.
Se você esqueceu um Champagne na geladeira por meses, o melhor é devolver para a adega, esperar ao menos uma semana e depois gelar a garrafa novamente quando for abri-la.
Uma curiosidade sobre como armazenar vinho é que, diferente de uma cerveja que, uma vez gelada, não pode mais voltar à temperatura ambiente, o vinho pode. Além disso, se a garrafa ficar na porta da geladeira, ela irá chacoalhar cada vez que a porta for aberta.
Por outro lado, a geladeira é uma ótima opção para guardar para o dia seguinte garrafas que foram abertas e não foram totalmente consumidas. A baixa temperatura retarda a oxidação do vinho. É só retirar da geladeira uma hora antes de beber!
Agora que você já sabe como armazenar vinho, que tal aproveitar para descobrir outras curiosidades relacionadas ao mundo dos vinhos? Aqui, no blog Notas Mistral, você encontra conteúdos que vão desde dicas de harmonização a curiosidades. Dê uma olhadinha!
Compartilhe