Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Mistral On

      Como abrir uma garrafa de vinho

      Abrir uma garrafa de vinho fechada com rolha é mais fácil do que você imagina. É importante ter um bom saca-rolhas. Os melhores saca-rolhas não são necessariamente os mais caros. Uma característica importante é que a parte que é introduzida na rolha seja em formato de espiral e não parecida com um parafuso.

      Enquanto a espiral “segura” a rolha por inteiro, uma rolha mais frágil pode facilmente esfarelar facilmente com o formato “parafuso” que, por ser mais grosso, ele expande a rolha, que, se não for bastante elástica, acaba quebrando ou esfarelando.

      Por incrível que pareça, os melhores saca-rolhas são os mais simples. Aqueles usados por garçons em restaurantes são as ideias: pequenos, práticos e funcionam muito bem.Se a garrafa for fechada com tampa de rosca, que também é conhecida como screwcap, basta girar a tampa e abrir a garrafa. É importante ouvir o barulho do lacre sendo rompido.

      Se ele já estiver rompido, há um risco de o vinho estar oxidado. Um truque que funciona muito bem para as tampas mais duras é girar segurando a parte inteira de metal, não apenas a tampa. Fica ainda mais fácil de abrir.

       

       Passo 1: Cortar a cápsula do vinho

      O primeiro passo para abrir uma garrafa de vinho é cortar a cápsula, expondo assim a rolha. O modo mais prático é usando um corta-cápsula: basta colocá-lo no topo da garrafa e pressioná-lo, como se estivesse apertando o gargalo.

      Depois, é só fazer um movimento de “vai e vem”. A parte da cápsula no topo do gargalo sairá junto com o corta-cápsula, deixando a garrafa pronta para ser aberta. Caso você não tenha um corta-cápsula em casa, basta segurar uma pequena faca logo abaixo do “anel” (parte mais grossa) do gargalo e girar cuidadosamente a garrafa.

      Os mais habilidosos podem usar a técnica profissional, girando a faca ao redor do gargalo, mas não há mal algum em girar a garrafa nas primeiras vezes.

       

      Passo 2: Introduzir o saca-rolhas

      No caso das garrafas com cera no gargalo no lugar da cápsula de alumínio, é introduzir o saca-rolhas direto na cera, como se não houvesse cápsula.

      Agora, já com a cápsula cortada, o mais fácil é segurar o saca-rolhas quase horizontalmente, encostando a ponta da espiral no centro da rolha.

      Depois de uma pequena pressão para inserir a ponta da espiral na rolha, é só ir girando o saca-rolhas no sentido horário e, ao mesmo tempo, colocando a espiral na posição vertical.

      Com o saca-rolhas já na vertical, basta girar a espiral até que ela entre na rolha quase completamente, ficando apenas meia volta para fora. Quando a espiral estiver dentro da rolha, boa parte do trabalho já foi feita!

       

      Passo 3: Retirar a rolha

      A maioria dos saca-rolhas têm o que os sommeliers chamam de 2 estágios. São 2 “degraus” para apoiar no gargalo da garrafa, servindo de apoio para usar o saca-rolhas como uma alavanca.

      Para tirar a rolha, você deve apoiar o estágio mais baixo no topo do gargalo e puxar a base dos saca rolhas para cima, até que metade da rolha saia para fora do gargalo. Aí, é só apoiar o outro “degrau” e tirar o resto da rolha.

      É importante lembrar que a rolha não é um veneno! Se por acaso cair algum pedacinho dentro da taça quando o vinho for servido, é só tirar com uma colherzinha. Algumas rolhas muito antigas podem esfarelar. Isso não significa que o vinho está ruim. Em casos extremos, é possível coar o vinho usando um pano fino (e limpo) ou um coador de papel.

       

      Para saber mais, você também pode acompanhar o vídeo na íntegra, acessando abaixo, e para assistir outros vídeos, confira playlist Aprendendo com a Mistral.

      Vinhos

      • DV Catena Cabernet Malbec 2019 – Código 34433
      • Côtes-du-Rhône AOC Coudoulet de Beaucastel Rouge 2018 – Código 34706
      • Los Vascos Chardonnay 2021 – Código 2279210

      Materias relacionadas