Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Mistral On

      Para que serve e para qual tipo de vinho devo usar um decanter?

      Decanter: Para que serve e como utilizar?

       

      O decanter é um dos mais charmosos e antigos acessórios para vinhos. Decantar um vinho nada mais é do que transferir o conteúdo de uma garrada para outro recipiente. A função original do decanter, como o próprio nome sugere, é separar a borra do vinho – que é bastante comum em vinhos antigos, mas hoje em dia é mais usado para oxigenar vinhos novos, tânicos e vigorosos, que ficam mais macios e sedosos após o contato com o oxigênio.

       

      Quais vinhos podem ser decantados?

      Qualquer tinto ou branco pode ser decantado. Se um vinho é muito delicado ou se há a possibilidade que parte dos aromas se percam com a areação, é talvez mais adequado que o vinho respire na taça ao invés de ser decantado, mas, de maneira geral, o decanter deixa o serviço do vinho mais elegante e glamouroso.

       

      Como decantar um vinho antigo?

      Os vinhos antigos, em geral, têm borra. Borra é um depósito natural e que não faz mal à saúde, mas deixa o vinho turvo e pode deixar o vinho também um pouco amargo. O primeiro passo para decantar um vinho antigo é deixar a garrafa na posição horizontal por várias horas para que todo o depósito fique no fundo da garrafa.

      É um processo que precisa ser feito com antecedência, mas o que são algumas horas para um vinho que esperou anos para ser aberto? Quando o vinho estiver pronto para ser aberto, separe todo o material que você irá usar: um saca-rolhas, o decanter e uma vela.

      A primeira etapa é acender a vela. Ela é tradicionalmente usada para iluminar o fundo da garrafa e permitir que quem está decantando o vinho enxergue a borra, mas é possível substituir a vela por qualquer fonte de luz, como por exemplo a lanterna do celular. O segundo passo é abrir a garrafa.

      Já com a garrafa aberta, segure o decanter com uma das mãos e, com a outra, segure a garrafa de vinho logo acima da vela (ou da fonte de luz escolhida). Incline levemente o decanter em direção à garrafa e despeje lentamente o vinho dentro do decanter.

      Quando você começar o processo de decantação ele não pode ser interrompido (se a garrafa voltar para a posição vertical, o vinho se misturará com a borra novamente). Basta seguir vertendo o vinho no decanter com cuidado, até que sobre apenas a parte do vinho que está misturado com a borra. Após isso, o vinho está pronto para ser servido.

       

      Como decantar um vinho jovem?

      Decantar um vinho jovem é bem mais fácil do que os vinhos envelhecidos. Com queremos que o vinho tenha bastante contato com o oxigênio do ar, o vinho pode ser derramado no decanter com menos cuidado.

      Alguns sommeliers viram a garrafa vigorosamente no decanter, promovendo assim uma grande oxigenação. Os vinhos jovens e muito potentes ficam melhores se repousarem no decanter por uma ou duas horas.

      Para saber mais, você também pode acompanhar o vídeo na íntegra, acessando abaixo, e para assistir outros vídeos, confira playlist Aprendendo com a Mistral.

       

       

       

      Materias relacionadas