Alemanha

Os vinhos alemães são injustamente subestimados por muitos enófilos, certamente influenciados por exemplares de menor qualidade. Alguns, no entanto, estão entre os grandes vinhos brancos do mundo. Os reputados Rieslings, por exemplo, são vinhos fantásticos, extremamente elegantes, complexos e longevos, que neste país assumem um caráter único, expressando plenamente o excelente terroir alemão.

A Alemanha é um país com séculos de tradição no mundo do vinho, na qual seus vinhos já foram considerados alguns dos mais finos e elegantes do todo o mundo. No entanto, a devastação causada pela praga filoxera, seguida de duas guerras mundiais, causou um retrocesso na indústria do vinho no país.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo alemão tomou algumas medidas para o reaquecimento da economia do país e, entre elas, encontrava-se o incentivo à produção de vinhos em larga escala, sem foco na qualidade, mas sim na quantidade.

Foi nesse contexto em que os vinhos alemães Liebfraumilch, um estilo meio doce, de baixa qualidade e preço bastante atrativo, fez muito sucesso em diversos países ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil. Além disso, os vinhos Liebfraumich também possuem uma parcela de culpa com a má fama dos vinhos da Alemanha.

No entanto, a Alemanha tem muito mais a oferecer, produzindo vinhos de excelente qualidade e, aos poucos, vem conquistando seu importante papel no mundo dos vinhos. O país é o lar da uva Riesling, uma variedade branca capaz de produzir vinhos de incrível elegância e complexidade.

Os vinhos alemães são, na maioria das vezes, brancos e que demonstram alguns níveis de doçura. No entanto, os vinhos secos estão sendo produzidos em maior número no país, identificados pela palavra “trcoken” quando secos, ou “halbtrocken” quando são exemplares semi secos.

Além da uva Riesling que é a variedade mais cultivada da Alemanha, também são plantadas as castas Müller-Thurgau e a tinta Pinot Noir, conhecida no país como Spätburgunder.

21 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por