Austrália

A Austrália produz alguns vinhos tintos e brancos excepcionais, em diversos estilos. O grande destaque entre os tintos é a Shiraz (a mesma Syrah do Rhône), que produz vinhos exuberantes e cheios de fruta, bastante concentrados e encorpados. A uva Cabernet Sauvignon também dá ótimos vinhos tintos, enquanto o país também produz vinhos brancos de Chardonnay, Sémillon e Sauvignon Blanc.

Alguns vinhos são realmente fantásticos, ao nível dos melhores do mundo. Outros são extremamente saborosos e acessíveis, imbatíveis em sua faixa de preço. Todos são sedutores e marcantes. A diversidade de regiões e produtores é muito grande, dando origem a uma grande variedade de estilos, dos mais exuberantes aos mais clássicos.

Um dos maiores produtores de vinho, ficando atrás apenas da França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Argentina, a Austrália é considerada uma grande inovadora, tendo sido uma das principais lideranças no movimento pelos vinhos varietais.

A história da cultura vinícola na Austrália começou em 1788, no entanto, o reconhecimento internacional chegou apenas nas décadas de 80 e 90. Os Chardonnay, antes amanteigados e com sabores de frutas tropicais, hoje são mais contidos. A Austrália produz vinhos brancos complexos e sutis. Já os Shiraz são mais macios e ricos, os Pinot Noir elegantes e os Cabernet Sauvignon vibrantes.

Nos dias de hoje, são cultivadas na Austrália mais de 100 variedades distintas de uvas, onde as mais importantes são as tintas Shiraz (Syrah), Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, entre as brancas Sauvignon Blanc, Riesling, Sémillon e Chardonnay.

O vinho australiano é bastante popular e o país é um dos maiores exportadores é do mundo, comercializando seus vinhos, especialmente, para a Alemanha, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Os vinhos da Austrália também são bem apreciados em países asiáticos e o número de europeus que aprovam tais exemplares está crescendo a cada ano.

O sistema de Indicação Geográfica australiano reconhece inúmeras denominações de origem espalhadas pelo território, principalmente, no sudeste e sul, bem como a oeste e na Tasmânia. As mais conhecidas são Adelaide Hills, Barossa Valley, Hunter Valley, Mc Laren Valley e Coonawarra.

46 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por