Calvados

Calvados é um conhaque elaborado a partir de maçãs e peras cultivadas em pomares do norte da França. Trata-se de uma aguardente de maçã bastante tradicional, produzida em inúmeras regiões francesas, mas com epicentro inquestionável na Normandia, a oeste de Paris.

A França é o mais tradicional produtor de vinhos de qualidade e maior referência em todo o mundo. Produzindo uma grande diversidade de estilos - que geralmente servem de inspiração para os vinhos criados em todo o mundo - a França oferece vinhos grandiosos nas mais diversas regiões, ajudando a definir o conceito de terroir. São vinhos feitos para serem servidos à mesa e os melhores são capazes de envelhecer por muitos anos.

A origem do nome Calvados é fonte de algumas polêmicas, onde várias histórias são contadas sobre como um nome espanhol de uma aguardente produzida com a maçã passou a representar uma região do noroeste da França. Alguns especialistas afirmam que um navio espanhol chamado de “El Salvador” naufragou na costa da Normandia, em 1588, e que dentro dele haviam diversos barris de aguardente de maçã.

A Normandia é lar de alguns dos melhores pomares de maçã da Europa, de modo que houve uma evolução natural para a produção de sidras e, eventualmente, de aguardentes derivadas dos frutos. Os primeiros registros de destilação de sidra datam do século XVI, onde a produção de sidra remonta, pelo menos, desde o início do século VIII.

Calvados pode ser feita a partir de maçãs ou uma combinação entre peras e maçãs. Um total de 177 variedades destas duas frutas podem são reconhecidos oficialmente e permitido sob as leis da denominação de Calvados. Comparada com outras maçãs tradicionais, as utilizadas na elaborado dos Calvados são ricas em compostos fenólicos e apresentam baixos níveis de acidez.

As aguardentes são envelhecidas em barris por, pelo menos, dois anos, desenvolvendo e tornando seus sabores mais complexos, que proporcionam uma suave sensação na boca. O nível de álcool permitido após a bebida ser finalizada é de, no mínimo, 40%.

Existem duas variantes regionais sobre as aguardentes Calvados, o Calvados Pays d’Auge, onde existem maiores restrições de produção voltadas principalmente para o foco em qualidade, e o Calvados Domfrontais, elaborado com uma maior proporção de peras.