Washington

A região de Washington tem chamado a atenção de críticos e especialistas do mundo do vinho, principalmente, pelo bom desempenho com a uva Riesling. A região ganhou merecido destaque nos últimos anos e está se tornando um ícone de vinhos premium, ao lado da renomada Califórnia e do Oregon.

As áreas vinícolas de Washington estão localizadas no noroeste dos Estados Unidos e seus vinhedos são cultivados na mesma latitude que as mundialmente famosas regiões francesas de Borgonha e Bordeaux.

Os vinhos de Washington possuem um estilo bem diferente daqueles que são elaborados nas regiões da Califórnia e Oregon, uma vez que a maioria deles é produzida a partir de uvas brancas e tem entre suas principais castas a Gewürztraminer responsável por originar vinhos brancos bons e muito aromáticos.

Os Estados Unidos produzem alguns dos melhores e mais reverenciados vinhos tintos e brancos do mundo. Alguns dos maiores nomes do vinho são norte-americanos — Caymus, Stag’s Leap, Laurel Glen, Opus One, Château Montelena e outros, com seus vinhos literalmente cultuados pelos apreciadores norte-americanos, e que também gozam de grande reputação pelo mundo afora.

O prestígio do vinho americanos se deve à grande qualidade dos melhores exemplares da região, além da enorme influência da crítica norte-americana de vinhos na atualidade. Tradicionalmente, as grandes especialidades da Califórnia são os excelentes Cabernet Sauvignon e Chardonnay, as duas variedades que, nos anos 70, consagraram a região como uma das zonas produtoras de maior qualidade no mundo, graças a uma famosa e polêmica degustação.

Hoje em dia, estas uvas continuam a ser as mais emblemáticas, embora inúmeras outras variedades sejam plantadas com muito sucesso — como Merlot, Pinot Noir, Syrah, Zinfandel e até Sangiovese entre as tintas, e Sauvignon Blanc, Riesling, Viognier e Pinot Gris entre as brancas. O Oregon, de clima mais frio, destaca-se pela produção de ótimos Pinots Noir e Chardonnay, classudos e elegantes quando elaborados pelos melhores produtores.

Atualmente, a região de Washington possui 5.900 hectares de vinhedos cultivados em todo o território, o que a coloca na segunda posição entre os maiores produtores de vinhos dos Estados Unidos.  

19 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por