Pfalz

Localizada próximo a Alsácia Francesa, Pfalz é a maior produtora da uva Riesling em todo o mundo, preenchendo 25% dos vinhedos alemães com o plantio desta variedade.

A Alemanha é berço de alguns dos melhores e mais longevos vinhos brancos do mundo, produzidos com a aristocrática uva Riesling. Existe uma grande variedade de estilos incluindo os populares vinhos secos, vinhos bem doces e os ótimos semi-doces, excelente companhia para muitos pratos da nova cozinha asiática.

Os vinhos alemães ainda sofrem com a imagem do péssimo Liebfraumilch, que nada tem a ver com os excelentes vinhos. Historicamente, os melhores exemplares alemães sempre foram mais caros que os melhores vinhos de Bordeaux. Hoje, é possível comprar vinhos fantásticos por preços bem convidativos.

Apesar de possuir cultivo intenso da uva Riesling, outras castas nativas podem ser encontradas nos vinhedos de Pfalz, destacando-se as cepas Gewürztraminer, Regent, Scheurebe, Dornfelder e Grauburgunder. No caso das uvas provenientes de outros países, como é o caso das castas de origem mediterrânea, as de maior prestígio na região são as variedades Merlot, Syrah, Pinot Noir, Tempranillo e Cabernet Sauvignon.

Com clima ameno, sem a presença de invernos intensos com geadas ou verões muito quentes, Pfalz possui, em média, 22 uvas de coloração tinta cultivadas, enquanto as brancas, conhecidas pelo grande destaque na região, aparecem em 45 tipos diferentes. A produção total de vinhos é, no entanto, bastante equilibrada, sendo cerca de 60% dos vinhos produzidos de coloração branca e 40% de tintos, uma participação elevada para os padrões europeus.

Por fim, a região de Pfalz, apesar da suprema qualidade e renome de suas uvas brancas, é a área que mais produz vinhos tintos em toda a Alemanha.

Os vinhos da região de Pfalz são conhecidos por seu caráter bastante seco e encorpado, características conferidas aos exemplares por conta da fermentação malolática, além do tempo de amadurecimento por qual passam em barris de carvalho. Outro tipo de vinho que vem ganhando bastante destaque perante todo o mundo, são os espumantes da região, apresentando uma elevada produção desde 1990. 

21 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por